Agricultores destacam retornos financeiros e publicitários com o Aleluia Ilhéus
Expositores que participaram da Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia, durante o Aleluia Ilhéus, promovido entre os dias 16 e 21 de abril, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e o Convention Bureau Costa do Cacau, destacaram a grande movimentação, circulação de pessoas, e o maior retorno tanto financeiro quanto publicitário obtidos no cinco dias, comparando com a participação em eventos realizados em outras localidades. Antes do festival, os integrantes do projeto exibiram seus produtos no Arraial D´ajuda, em Porto Seguro e em Vitória da Conquista.
A Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia integra o programa Viva Melhor, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O projeto tem o objetivo de gerar a inclusão socioprodutiva nas áreas rurais e urbanas, e inclui a exibição de produtos como biscoitos, sequilhos, licor de chocolate, sabonete de leite de cabra, tapiocas, artesanatos, entre outros, em feiras e eventos. Participaram do Aleluia Ilhéus as cooperativas Coopafs e Coofasulba, Flor da Terra, Coproafe, Bahia Cacau, Coaper, Dute Artesanato e Associação Humildes do Cipó, organizados em um espaço de 20X25 metros, formado por estandes, praça de alimentação, sala vip, dois banheiros, um depósito e um palco para apresentação de artistas regionais.
Segundo a coordenadora do espaço, Thais Pereira de Almeida, os resultados obtidos no festival ilheense foram os mais significativos entre todos os eventos realizados anteriormente. “O fato de estar em um evento com esta dimensão de público e de atrações permitiu uma movimentação maior para os nossos expositores”, considera a coordenadora. “O nosso objetivo não é só vender, mas colocar o produto no mercado e a nossa avaliação é que a exibição em Ilhéus foi a mais bem sucedida entre todos os locais que estivemos”, ressaltou.
Os bons resultados foram destacados também pelas expositoras da Coofasulba Eugênia Pacheco e Ana Cássia. “A nossa participação no Aleluia Ilhéus Festival foi muito importante, não apenas pelas vendas, mas principalmente pela divulgação do nosso produto, pois muita gente não conhecia o nosso achocolatado e a mistura para canjica”, ressaltaram as integrantes. Ainda, o agricultor grapiúna Tilson Prates, que faz parte da Coopafs, ressalta que a participação em feiras e eventos ampliam a rede de negócios. "Eventos como o Aleluia Ilhéus fomentam a agricultura familiar e são verdadeiros incentivos para nossa produção; isso é bom porque conseguimos manter nossos filhos trabalhando na zona rural, o que evita o inchaço das cidades", completa o agricultor.
E a recepção do público sobre as exposições dos produtos agrícolas foram muito positiva. O músico Marco Piropo e sua esposa Kelly Oliveira, por exemplo, aproveitaram o evento para conhecer e adquirir produtos, que geralmente não são encontrados nas grandes redes de supermercados. “Alimentos como este achocolatado, que tem o sabor mais forte do cacau, e aqueles doces de umbu são deliciosos”, destaca o músico. Ainda, o farmacêutico Marilvado Onorato Santos ressaltou o clima agradável proporcionado pelos agricultores rurais, durante o Aleluia Ilhéus. “Este é um bom ambiente porque estamos valorizando, dentro da festa, a agricultura e os produtos da nossa região. Gostei muito de ficar aqui”, afirmou.
Mais investimentos – Durante o Aleluia Ilhéus, o diretor presidente da CAR, Vivaldo Mendonça, anunciou que nos próximos cinco anos, o governo estadual vai investir US$ 250 milhões para o desenvolvimento da agricultura familiar. Os recursos foram captados junto ao Banco Mundial (Bird) e ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e serão aplicados em ações como o incentivo a formação de cooperativas capazes de gerar efetivamente emprego e renda, e o estimula ao desenvolvimento de cadeias produtivas, como a apicultura, caprinocultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, a produção de chocolate e o beneficiamento de leite.